Por que usar o Cordão de Girassol? O poder de identificar Deficiências Invisíveis
- Acolher Brincando
- 12 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de set.

Você já viu alguém usando o cordão de girassol ou o cordão do autismo? Esses cordões têm um significado profundo e desempenham um papel fundamental no cotidiano de muitas pessoas. Aqui em casa, meu filho sempre usa o cordão do autismo com um crachá de identificação, que inclui seu nome, CID e nosso contato. Como ele é uma criança não verbal, esse cordão proporciona maior segurança caso ele se perca. Mas, além disso, ele também ajuda as pessoas ao redor a entenderem melhor seus comportamentos, permitindo que funcionários de estabelecimentos públicos e privados, bem como a sociedade em geral, reconheçam que ele pode precisar de uma atenção diferenciada, mais tempo para realizar tarefas ou algum tipo de suporte.
Cordão do Girassol
O cordão de girassol se tornou, oficialmente, o símbolo das pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes, como surdez, autismo, deficiência intelectual, entre outras. A Lei 14.624/23, sancionada em julho pelo governo federal, tornou o uso desse cordão com desenhos de girassóis oficial, permitindo que mais pessoas tenham acesso a apoio e respeito aos seus direitos.
O que é uma deficiência oculta?
Uma deficiência oculta é aquela que, embora não apresente sinais físicos visíveis, pode impactar consideravelmente a vida da pessoa no seu dia a dia. O que caracteriza essas condições como ocultas é justamente o fato de serem invisíveis, o que pode causar dificuldades nas relações sociais e no entendimento das necessidades da pessoa.
Qual a importância do cordão de girassol?
O uso do cordão de girassol destaca que, mesmo que uma pessoa não tenha uma deficiência visível, ela pode ter necessidades especiais e uma legítima necessidade de apoio. Ele serve como um sinal para que as pessoas ao redor reconheçam que a pessoa precisa de atenção diferenciada, seja em estabelecimentos públicos, no trânsito, em escolas, ou até em situações de emergência.
Entre as condições mais comuns associadas ao cordão de girassol, podemos destacar:
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
TDAH
Síndrome de Tourette
Surdez ou deficiência auditiva
Doenças neurológicas, como epilepsia
Doenças crônicas, como fibromialgia e doença de Crohn
Transtornos de ansiedade severos
Deficiências cognitivas
O cordão de girassol é mais do que um simples acessório: é um símbolo de respeito, empatia e acessibilidade. Ele ajuda a identificar pessoas com deficiências invisíveis, permitindo que recebam um tratamento adequado e mais respeitoso em diferentes situações cotidianas.
Se você deseja saber onde compro o crachá do meu filho, Segue o link:
Fontes:






Comentários