top of page
Buscar

A Importância das AVDs no Desenvolvimento da Independência

Legenda: 04 fotos tiradas de ângulos diferente, mostrando uma criança calçando tênis. Imagem: Canva
Legenda: 04 fotos tiradas de ângulos diferente, mostrando uma criança calçando tênis. Imagem: Canva

Olá! Hoje quero conversar sobre as AVDs (Atividades da Vida Diária) e a importância de trabalhá-las desde cedo com as crianças. Estimular essas habilidades contribui para o aumento da independência, bem-estar e funcionalidade no dia a dia. Afinal, nós, pais, não estaremos sempre por perto, e preparar nossos filhos para o futuro é um ato de amor e cuidado.


O que são as AVDs?

As AVDs são todas as atividades que realizamos diariamente, de forma individual, em grupo ou com a família. Entre elas, podemos citar:  tomar banho,  usar o vaso sanitário e cuidar da higiene íntima, vestir-se, se alimentar, escovar os dentes, entre outras.


As crianças neurotípicas (com desenvolvimento típico) costumam aprender essas tarefas de forma natural e progressiva. Já as crianças dentro do espectro autista (TEA) podem apresentar desafios específicos, especialmente nas habilidades motoras e sensoriais,  o que torna o aprendizado dessas atividades ainda mais essencial.


Aqui em casa, confesso: na correria do dia a dia, para não chegarmos atrasados, muitas vezes acabo fazendo ou ajudando mais do que o necessário. Mas com o tempo, vou me policiando, eles são capazes de aprender e evoluir, mesmo que precisem de mais tempo, apoio ou estratégias diferentes é muita repetição. Essa confiança é o primeiro passo para desenvolver independência.


O profissional que atua diretamente nesse processo é o terapeuta ocupacional. Ele elabora estratégias terapêuticas personalizadas, considerando as necessidades funcionais e o ritmo de cada criança. O principal objetivo é promover a independência e a autonomia, por meio de atividades práticas que possam ser aplicadas também em casa, com o envolvimento da família.


O treino das AVDs ocorre através da sequência de ações necessárias para realizar uma atividade completa. É um processo de repetição diária, no qual cada passo da rotina é praticado até que a criança consiga executá-lo de forma independente.


Aqui em casa, por exemplo, usamos muito a rotina visual, uma ferramenta que ajuda a organizar o dia, reforça a previsibilidade e facilita o aprendizado. Com amor, paciência e estímulo, eles conseguem  e nós aprendemos junto com eles.


Abaixo segue alguns modelos de apoio visual que o @comunicatea disponibiliza no drive deles tem muito material bacana.


ree
ree








Deixo também o Instagram da terapeuta ocupacional que acompanha meu filho, para que vocês possam conhecer um pouquinho mais e tirar qualquer dúvida, se precisarem. Ela se chama Edlen e atua na Clínica Intecriar, em Sorocaba. www.instagram.com/intecriar/


 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© 2035 por Blog da Paternidade

Orgulhosamente criado com Wix.com

Av. Bernardino de Campos, 98, São Paulo, SP 12345-678

info@meusite.com

Tel: 011-3456-7890

Fax: 011-3545-6789

bottom of page